PRINCESA MINEIRA



Uma criança que nasceu nas margens da um dos cartões postais de Minas Gerais. Uma menina do pé vermelho. Dos olhos expressivos. Uma criança que por ser canhota inverteu seu violão e de tanto insistir fez sua Mãe ouvi-la cantar e ter a certeza de que tinha ali um grande dom. Uma garotinha entendeu sua missão ainda na infância, lançando o seu primeiro disco independente aos 10 anos. Mostrando seu talento em festas e casas de shows na sua cidade e arredores, participando de um programa de rádio chamado “Criança Esperança” desde então, seu dom já te levou a participar de vários números autorais no programa “Paradão Sertanejo”, na TV Band Minas.

Uma menina que olhou para a estrada diante dos seus olhos, enchendo-se de entusiasmo por aquilo que considerava seu sonho, sem ainda entender direito que – como sempre acontece com aqueles que vão em busca disso – a estrada adiante está cheia de armadilhas, perigos, e desvios inesperados. Aos 12 anos de idade, Paula mudou-se para São Paulo com a família, trazendo as poucas bagagens que tinha e um coração cheio de fé. Foi contratada por uma companhia de rodeios, trabalhou durante cinco anos, viajando por todo o Brasil e assim já ganhando grande parte da experiência que ela demonstra hoje em dia em cima do palco. Na mesma época, com o sucesso da novela “Ana Raio e Zé Trovão’’ a mesma menininha lotada de sonhos se inspira na novela e lança seu segundo CD, “Ana Rayo”.

A jovem de 22 anos que chegou a um dia acreditar que não conseguiria realizar seu sonho,mas ergueu a cabeça, mostrou que é forte e foi pouco a pouco encontrando seu caminho, foi apresentada ao diretor Jayme Monjardim pelo produtor musical Marcus Viana, enxergada facilmente pela sua luz, neste mesmo ano, Paula Fernandes lança seu terceiro CD “Canções do Vento Sul” pelo selo Sonhos e Sons. No álbum, Paula já mostrava sua grande diversidade artística, com temas que passavam pela MPB, musicas pop, country, sertanejo de raiz e pitadas de world music. A luz de Paula começa finalmente a brilhar pro mundo inteiro poder admirar, recebe uma importante indicação ao Prêmio Tim de Música Brasileira de 2006, na categoria de Melhor Cantora Popular.

Uma mulher que nunca deixou que seu espírito de criança fosse embora, em 2008, Paula Fernandes foi contratada pela Universal Music, que apostou no talento da cantora mineira no CD "Pássaro de Fogo". Paula mais uma vez mostra que seu dom é algo muito maior que poderiam imaginar.

No final de 2010, a mulher com coração de menina, realiza um grande sonho e grava em São Paulo, seu primeiro DVD. No repertório, canções do disco “Pássaro de Fogo” dividiram ás atenções com músicas inéditas, entre tantas participações especiais, como Leonardo e Victor e Leo, Paula consegue se sobressair maior que tudo, e diante de tantos nomes importantes da musica, Paula é lotada de elogios. Lançando o DVD Paula Fernandes ao Vivo, em janeiro de 2011, o mundo pode conhecer de vez essa voz que acalma e esse ser iluminado que encanta os corações, além de vender mais de 1 milhão e 700 mil cópias, reafirmou o talento e a vocação desta mineira que nasceu pra brilhar.

Em maio de 2012, a mulher que diante de tanto sucesso, dinheiro e fama, continua com o mesmo olhar, a mesma humildade e a mesma transparência de anos atrás, lançou seu 6°CD, “Meus Encantos”, que conta com participação especial de Zé Ramalho e em 3 meses vendeu 400 mil cópias. Gritando ao mundo seu talento, Paula brilha mais uma vez, não só nas telinhas da TV, mas no coração de muitos Brasileiros.


Texto/Biografia - Débora Boselli